terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011

POLITÉCNICO DE BEJA JUNTA-SE À "LUTA" PELOS COMBOIOS INTERCIDADES:

O Instituto Politécnico de Beja (IPB) reclama a manutenção das ligações directas em comboio Intercidades entre Beja e Lisboa e da ligação até Faro através da Funcheira e a electrificação do troço Casa-Branca-Beja da Linha do Alentejo.
Em comunicado enviado ao "CA", o pro-presidente para a Imagem e Comunicação do IPB, Aldo Passarinho, refere que o número de alunos oriundos dos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro colocados no IPB registou um crescimento de "38,6 por cento" em 2010.
"Para mantermos este fluxo de alunos é necessário contarmos com boas acessibilidades, em particular aos distritos que alimentam o nosso crescimento", sublinha Aldo Passarinho.
Neste sentido, defende, "as ligações ferroviárias directas e com qualidade aos distritos de Setúbal e Lisboa" e a manutenção da ligação ao distrito de Faro através da Funcheira "serão uma mais-valia indiscutível".
Segundo Aldo Passarinho, o IPB, que conta com uma "comunidade académica composta por mais do que 4000 pessoas, entre alunos, docentes e não docentes", apoia "todas as acções que se enquadrem numa lógica de diálogo e decisão política" com vista à manutenção das ligações directas em Intercidades entre Lisboa e Beja e da ligação entre Beja e a Funcheira e as "reivindicadas melhorias" do troço Beja-Casa Branca, "através da electrificação da linha".
O IPB está também "disponível para dialogar com a CP" para "promover um debate de ideias que permita viabilizar uma rede de transportes em que a ferrovia assuma um papel fundamental, que será com toda a certeza reforçado com a entrada em funcionamento do novo aeroporto de Beja".
"É em representação de uma instituição com mais de 4000 ‘vozes’ que apelamos a um esforço de todas as partes para que possamos levar esta discussão a bom porto", afirma Aldo Passarinho.


Fonte: Correio do Alentejo

Sem comentários: