sexta-feira, 18 de março de 2011

PARTIDO OS "VERDES" ENTREGA PROJECTO DE RESOLUÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA A BEJA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA:

“Os Verdes” entregaram Projecto de Resolução - Ligação Ferroviária a Beja na Assembleia da República

Neste documento o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendem que “a maior procura do comboio como forma de mobilidade, bem como a sua procura para efeitos de transporte de mercadorias, em detrimento do sector ferroviário deve constituir um objectivo político central, de contributo para a sustentabilidade do desenvolvimento e a modernização do país”. O PEV considera que a opção dos Governos tem sido “absolutamente” inversa.
Neste Projecto de Resolução o PEV afirma que esta política defendida pela CP e pelo Governo de que Beja, capital de distrito, perca a ligação ferroviária directa a Lisboa significa “um contributo real para um maior isolamento de Beja em relação ao país e designadamente em relação à capital, o que é inaceitável do ponto de vista da coesão territorial e do combate às assimetrias regionais”.
O Projecto de Resolução apresentado por “Os Verdes” recomenda ao Governo: “a manutenção e valorização da ligação ferroviária directa entre Beja e Lisboa; a urgente electrificação do troço ferroviário entre Casa-Branca e Beja; a continuação da ligação ferroviária ao Algarve, através da Funcheira, criando condições para uma nova geração de intercidades entre Lisboa e o Algarve, passando por Beja”.
Heloísa Apolónia, deputada de “Os Verdes”, explica que o PEV decidiu apresentar este Projecto, apesar de já haver uma petição na Assembleia da República, porque as petições são discutidas mas não são votadas. A mesma responsável afirma que a votação é “extraordinariamente importante para perceber o posicionamento de todas as bancadas parlamentares e dos deputados” e também “porque a aprovação de uma resolução seria uma grande pressão sobre o Governo para a concretização dessas medidas”.


Fonte: Rádio Pax

Sem comentários: