quarta-feira, 3 de agosto de 2011

GOVERNO E CP VÃO ANALISAR EVENTUAL ELETRIFICAÇÃO DO TROÇO CASA-BRANCA - BEJA:

O movimento de cidadãos “Beja Merece” revelou que o Governo e a administração da CP vão “analisar e estudar” a eventual eletrificação do troço ferroviário Casa Branca-Beja, da Linha do Alentejo.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, “disse-nos que vão decorrer reuniões entre o Governo e a CP para analisar e estudar a modernização e a eletrificação” do troço Casa Branca-Beja, disse à agência Lusa Florival Baioa, do movimento.

Florival Baioa falava após representantes do movimento terem reunido hoje com o governante, em Lisboa, para apresentarem as suas reivindicações e saber qual a política do Governo para as ligações ferroviárias a Beja e ao Baixo-Alentejo.

Segundo Florival Baioa, o secretário de Estado disse que “não pode haver um compromisso direto do Governo sobre o que irá ser feito, sem que, primeiro, seja feita uma análise conjunta com a CP para se avaliar a viabilidade e os aspetos técnicos da modernização e da eletrificação” do troço Casa Branca-Beja.

“Dentro de algumas semanas se saberá o que vai ser feito”, disse Florival Baioa, que considerou “incompreensível” que o troço Bombel/Vidigal-Évora, da Linha de Évora, que tem “apenas 1/4 dos utentes” da Linha do Alentejo, tenha sido eletrificado e o troço Casa Branca-Beja, da Linha de Beja, que tem “3/4 dos utentes”, não tenha sido eletrificado.

“Isto é, no mínimo, estranho e vai ser motivo de uma análise profunda”, disse Florival Baioa.

O movimento de cidadãos “Beja Merece” foi criado pela Associação de Defesa do Património de Beja em defesa das ligações diretas via Intercidades entre Beja e Lisboa, da eletrificação do troço Casa Branca-Beja e da ligação à Funcheira, que permite a viagem até ao Algarve.

Após mais de um ano fechada para obras de modernização e eletrificação do troço Bombel/Vidigal-Évora, a circulação na Linha do Alentejo foi retomada no passado domingo.

Dado que o troço Casa Branca-Beja não está eletrificado, porque ficou de fora das obras de eletrificação da Linha do Alentejo, a CP acabou com as ligações diárias diretas via Intercidades entre Lisboa e Beja e “optou” por passar a efetuar a viagem através do Intercidades entre Lisboa e Évora e com transbordo em Casa Branca.

Os passageiros da ligação entre Lisboa e Beja viajam agora em Intercidades entre Lisboa e Casa Branca, onde fazem transbordo para uma automotora diesel que faz o trajeto entre Beja e Casa Branca.

Redacção / Lusa
13:33 sexta-feira, 29 julho 2011

Fonte: Diário Online

Sem comentários: