Beja/Funcheira: CP-Comboios de Portugal suprimiu a ligação ferroviária
Hoje, os comboios já não circulam entre Beja e Funcheira. Este serviço foi suprimido pela CP, alegando “a imperiosa necessidade de redução de custos” e o facto desta “ligação não se mostrar rentável".
A CP – Comboios de Portugal suprimiu o serviço ferroviário de passageiros na ligação Beja-Funcheira, a partir do dia de hoje. "Atendendo à conjuntura actual, à imperiosa necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes dos serviços em causa, não estão reunidas as condições para continuar a assegurar a exploração ferroviária" desta ligação, justificou fonte oficial da CP ao "Correio Alentejo".
De acordo com a mesma fonte, a ligação Beja-Funcheira tem custos operacionais na ordem dos 605 mil euros por ano, contra uma reduzida procura, em média quatro passageiros por comboio, e proveitos de apenas 16 mil euros, por ano.
Neste sentido, a CP entendeu que a baixa procura registada na ligação ferroviária entre Beja e a estação da Funcheira "permite comprovar que o recurso a operadores rodoviários locais será a solução mais adequada para assegurar a mobilidade das populações, tanto no que se refere à necessária sustentabilidade económica, como do ponto de vista ambiental".
Fonte: Rádio Voz da Planície