sábado, 23 de julho de 2011

ABERTURA LINHA DO ALENTEJO - VENDAS NOVAS. CÂMARA MUNICIPAL MANIFESTOU ALGUMAS PREOCUPAÇÕES À CP:

«Na sequência da apresentação por parte da CP-Comboios de Portugal de novos horários de comboios de passageiros para a linha do Alentejo, previstos entrar em vigor no próximo dia 24 de Julho, a Câmara Municipal de Vendas Novas (CMVN) não pode deixar de congratular-se com a retoma do serviço ferroviário na linha do Alentejo, quase 15 meses depois da suspensão do serviço, e que causou visíveis transtornos a todos os utentes desta linha.

Sobre os novos horários, a Câmara Municipal de Vendas Novas manifestou à CP a seguintes preocupações e sugestões:

1. A nova proposta de horários contempla apenas quatro comboios Intercidades em cada sentido, num total de oito composições diárias, o que em relação à proposta inicial, representa menos 2 ligações diárias (uma no sentido de Lisboa e outra no sentido de Évora/Beja), previstas para meio do dia. Esta situação causa um “intervalo” de 8 horas sem qualquer comboio durante o dia, dificultando a vida dos utentes que se deslocam para consultas, visitas e/ou actividades de curta duração. A CMVN sugeriu por isso que a CP reveja esta situação, nem que seja através da criação de um serviço não diário que abranja alguns dias da semana.

2. Os novos horários deixam de prever ligações directas Lisboa-Beja, causando o incómodo do transbordo em Casa Branca e acabam com o serviço regional que passa a ser servido apenas por duas composições Intercidades (uma de manhã e outra à tarde).

3. A CMVN fez ainda algumas sugestões especificamente sobre pequenos ajustes nos horários propostos que considera serem mais justos para a realidade da população vendasnovense.

Apesar de a CMVN reconhecer que a nova proposta teve em considerações algumas das preocupações manifestadas em tempo por esta instituição e por utilizadores do serviço ferroviário, verificamos haver nestes novos horários aspectos bastante negativos, em particular a supressão de comboios a meio do dia, a perda de ligações directas com Beja, a quase inexistência de serviço regional, situações que prejudicam os habituais utilizadores do serviço ferroviário e a captação de novos utentes.»


Fonte: Rostos On-line

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