quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

COMBOIOS: GRUPOS PARLAMENTARES SENSIBILIZADOS. CP INTRASIGENTE

Sintonia total entre todos os grupos parlamentares, sobre a importância da manutenção do Intercidades entre Beja e Lisboa, a manutenção da ligação ao Algarve e a necessidade de electrificação do troço Casa Branca – Beja.
A nota dissonante seria dada ao final da tarde, na reunião com a CP, com a empresa a assumir que não vai alterar a sua posição de implementar as cinco ligações de Beja a Lisboa, mas com transbordo em Casa Branca.
Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, recebeu ontem as mais de 15.000 assinaturas que sustentam o texto da Petição, manifestando a sua surpresa por tão grande número de assinaturas recolhidas.

Florival Baiôa, do Movimento de Cidadãos, depois do encontro com Jaime Gama e das reuniões com todos os grupos parlamentares, fez para a Voz da Planície o balanço desses encontros, destacando o consenso manifestado em torno da necessidade da electrificação do troço de linha férrea até Beja, como fundamental para a continuação dos comboios na capital baixo-alentejana. Mais apreensões trouxeram as palavras de Jaime Gama, que manifestou a sua preocupação por “ter a sensação que Beja está a desaparecer do mapa”. Baiôa defende que os bejenses não querem esse desaparecimento e que este Movimento de Cidadania, vai ter de fazer mais coisas.

Sabor amargo teve a reunião que o Movimento, acompanhado por autarcas de Beja, Alvito, Cuba, Viana do Alentejo e outras instituições, tiverem com a administração da CP. A empresa, segundo Bernardo Loff, Presidente da Assembleia Municipal de Beja, foi totalmente intransigente naquilo que são as suas propostas, ou seja o fim dos Intercidades directos de Beja para Lisboa, gorando desta forma as expectativas que os cidadãos de Beja transportavam para esta reunião. Sobre a electrificação da linha até Beja, a CP reiterou, que nunca recebeu do Governo qualquer instrução para estudar essa situação, embora admita vir a faze-lo.

Já por parte dos Grupos Parlamentares, foi total o consenso em torno do objecto da petição, que ontem foi entregue pelo Movimento de Cidadãos, dinamizado pela Associação de Defesa do Património de Beja.

Ana Paula Vitorino - Deputada do PS:

A ex- secretária de estado dos transportes e comunicações, acompanhada pelos deputados socialistas eleitos por Beja, reconheceu que são reivindicações legítimas, mas que tem de ser encaradas no quadro de contenção orçamental que vivemos. Defendendo porém que existe por parte do Grupo Parlamentar do PS e do Governo, uma aposta na melhoria da Ferrovia, e que nessa medida se o Grupo se solidarizava com as reivindicações feitas pelo Grupo de Cidadãos e que irá procurar consensos com outros grupos parlamentares, que sejam exequíveis para apresentar ao Governo. Para a deputada, só faz sentido a aposta no triângulo Alqueva – Aeroporto – Porto de Sines, se tiver boas acessibilidades nomeadamente rodoviárias e ferroviárias.

Jorge Costa – Deputado do PSD:

O ex-secretário das Obras Públicas, de Durão Barroso e Santana Lopes, começou por acusar o governo de não ter definido prioridades, e que se limitou a mandar suspender as obras que a REFER tinha em curso. O deputado laranja defendeu que é preciso definir prioridades e que quando esta matéria, relacionada com a melhoria dos serviços, requalificação e electrificação da linha do Alentejo subir a Plenário contará com o apoio do PSD, por ser uma obra fundamental para a região, até pelos outros projectos em curso, como o Aeroporto. Jorge Costa entende que deveria existir um plano estratégico para a região, e que se ele existisse saberíamos hoje qual a data da inauguração do Aeroporto e como eram as ligações ferroviárias e rodoviárias.

João Ramos – Deputado do PCP:

O deputado comunista eleito por Beja, manifestou total abertura e disponibilidade para usar a capacidade de intervenção parlamentar do PCP, para lutar pela manutenção do Intercidades e da modernização da linha, recordando que o PCP já apresentou um projecto de resolução que defendia esta matéria e que o mesmo foi chumbado com os votos contra da bancada do PS e abstenção do PSD e CDS.

Confrontado com as posições consensuais dos outros grupos sobre a petição a deputado comunista afirmou que “agora não há motivo para que não seja aprovado em plenário uma recomendação ao governo”

Heitor de Sousa – Deputado do BE

O parlamentar do Bloco de Esquerda defende que a melhoria das acessibilidades ferroviárias só será possível com a electrificação da linha até Beja e depois até à Funcheira e que o BE está totalmente a favor da intenção e do objecto da petição e que logo que termine as obras devem ser retomadas as ligações directas do Intercidades entre Beja e Lisboa, e no futuro imediato que se avance para a electrificação da linha até Beja.

Hélder Amaral – Deputado do CDS :

Saudar a população pelas 15.000 assinaturas recolhidas com a Petição, tornando-se assim ela própria a primeira defensora dos seus interesses, foi a primeira mensagem do CDS, depois a manifestação que o partido está de acordo com o teor da Petição e ao lado das populações. Os centristas estão, segundo Hélder Amaral, disponíveis para procurar, junto das outras bancadas, em torno desta questão, consensos que podem passar pela apresentação de uma iniciativa do CDS, ou a viabilização de uma iniciativa de outra bancada, com vista à resolução do objecto da petição. Afirmando que “ não será pelo CDS que não haverá consenso.


Fonte: Rádio Voz da Planície

Sem comentários: