segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


COMBOIOS: MOVIMENTO DE CIDADÃOS QUER FALAR COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COM MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS:

*

Depois da entrega da Petição “ Ramal de Beja e outras Dores de Alma” na Assembleia da República (entretanto já admitida na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações), das reuniões com os Grupos Parlamentares e CP, o grupo que dinamiza o Movimento de Cidadãos em defesa do Intercidades reuniu para fazer o balanço das últimas actividades desenvolvidas e delinear as acções a desenvolver no futuro.

Um pedido de audiência ao Presidente da República e uma reunião urgente com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, com o objectivo de sensibilizar estas entidades para a importância da manutenção e modernização da rede ferroviária do Alentejo e das ligações directas entre Beja e Lisboa, assegurando a ligação ao Algarve, é o próximo passo nas acções do Movimento de Cidadãos em defesa dos comboios.

Esta ronda de contactos, parte da ideia formada após a reunião com a CP, de que a questão da manutenção das ligações directas entre Beja e Lisboa e a electrificação da linha até Beja, se resolverão no plano da decisão politica, já que a CP se mostra inflexível ao plano de exploração já apresentado.

Outra frente de trabalho, consiste na recolha e compilação de dados que sustente junto dos Grupos Parlamentares a importância para a região desta acessibilidade. Estes dados serão importantes para a preparação do processo de audição, que vai obrigatoriamente ter lugar, na Assembleia da Republica com vista à elaboração do relatório da Petição que foi apresentada pelo Movimento. A organização de um grande colóquio/debate sobre a importância e valorização do transporte ferroviário, procurando respostas no plano técnico e político, para que no contexto da estruturação das acessibilidades regionais, a ferrovia seja considerada via estruturante em articulação com os pólos de desenvolvimento regional do Alqueva, Aeroporto de Beja e Porto de Sines.

Fonte: Rádio Voz da Planície

Sem comentários: